top of page

Dragões


Origens e aparições deste mito tão difundido em várias culturas e seu uso como criatura fantástica na literatura

Não é de hoje que a literatura fantástica é impregnada dos super-dinossauros-répteis-voadores-cuspidores-de-fogo-detentores-de-poderes-mágicos, os dragões. Do colossal Ancalagon, o negro, de Tolkien, até seu mais conhecido personagem reptiliano, Smaug, que aparece em “O Hobbit”, passando pelos dragões de Daenerys Targerian de “Crônicas de Gelo e Fogo”, encontramos dragões em “Harry Potter”, “Eragon”, no RPG, em especial em “Dungeons and Dragons”, no desenho “Caverna do Dragão”, na animação “Como treinar seu dragão”, e em uma infinidade de outros livros, filmes e jogos. Entretanto, a origem dessas criaturas é mais antiga do que qualquer produção moderna de entretenimento, assim como o fascínio que elas exercem sobre o homem.

Início

Estudiosos dizem que a crença na existência de dragões surgiu independentemente tanto na Ásia quanto na Europa, assim como nas Américas e na Austrália, sendo incorporadas em mitos e religiões predominantes à época. A explicação para tal é atribuída ao fato de que muito provavelmente estes seres fantásticos foram inspirados por animais e fenômenos reais. Segundo o site do maior museu do mundo, o Smithsonian, os principais suspeitos a inspirarem a formulação das lendas são:

Dinossauros

É possível que o encontro de fósseis de espécies de dinossauros tenha inspirado a concepção do conceito do dragão, ao menos em sua aparência. Chang Qu, historiador chinês do século 4, menciona um fóssil de estegossauro, hoje preservado na província Sichuan. Seu tamanho e formato, incluindo o crânio reptiliano e as várias placas pontudas juntamente com espinhos planos sobre as costas certamente parecem um bom referencial.

Crocodilo do Nilo

O animal que até hoje impressiona, podendo passar dos 5,5 metros e com capacidade para caminhar, até mesmo galopar, erguido sobre suas patas, pode ter atravessado o Mediterrâneo para a Grécia e Itália e terem sido tomados por dragões por habitantes de lá.

Goanna

A palavra refere-se a diversos lagartos-monitores da Austrália, englobando cerca de 30 espécies, sendo que 25 delas são encontradas apenas na referida localidade. Naquele continente, pelo menos, é provável que as espécies tenham influenciado os mitos locais.

Baleias e esqueletos da megafauna

Da mesma forma que aconteceu com os fósseis de dinossauros, o encontro de ossadas provenientes de animais da megafauna, ou carcaças de animais gigantes como as baleias, podem ter fertilizado a imaginação de homens antigos, que não detinham conhecimento sobre tais criaturas e queriam racionalizar aquilo que viam.

Fenômenos naturais extremos

Tempestades de raios, explosões de vulcões, de gêiseres, avalanches, ventanias, furacões, entre tantos fenômenos naturais, eram vistos como resultado da fúria de seres que fugiam ao controle dos seres humanos. Muitas vezes, tais fenômenos eram atribuídos a deuses, mas o aparecimento de uma nuvem com formato sinuoso no meio de um relâmpago, ou um rugido ouvido durante um terremoto, por exemplo, podem ter sido suficientes para fazer com que as pessoas da época associassem o fenômeno com a ação de uma criatura poderosa, como um dragão, criando, portanto, a relação destes seres com elementos naturais, como ventos, chuva, etc., e com grande poder de destruição, lhes atribuindo a capacidade de cuspir fogo.

Dragões ao redor do mundo

Só podemos conjecturar de onde se originaram os mitos dos dragões, mas é fato que civilizações antigas e dispersas, como a Grega, a Suméria e a Chinesa tiveram todas os seus representantes, sendo que cada uma delas aplicou um diferente significado e tipo de comportamento a eles.

Para os chineses, por exemplo, dragões são criaturas benevolentes, retratadas como seres serpentinos e sem asas, sábios, capazes de se comunicar com os humanos através da fala, e é visto como um sinal de boa sorte, como também é associado com o Imperador da China através de mitos, contos, provérbios e símbolos.

“…No Japão, um país com alto índice de terremotos e tsunamis, havia uma necessidade de explicar a origem desses fenômenos. Dessa forma, havia dragões responsáveis por cada um desses fenômenos. Além desses, existiam aqueles de ordem maior, representantes do bem e do mal, que lutavam entre si, que controlavam o mundo e o universo.”

Fonte: http://knoow.net/religioes/mitolgrcrom/dragao-mitologia/

Por outro lado, o dragão na Europa era visto como uma criatura destruidora, muitas vezes criado por algum deus vingativo e enviado para produzir desgraças, como a Hidra, dragão de nove cabeças, enviado para matar Hércules, ou Ládon, o Dragão da Cólquidaendo, o guardião do velocino de ouro. Geralmente não era retratado como uma criatura inteligente, mas como uma besta feroz. Na Idade Média, sua imagem foi associada a Satanás, e é possível que o conceito de criatura cuspidora de fogo tenha surgido ali, de forma que a boca incandescente do dragão era vista, literalmente, como a entrada para o Inferno.

“Na Mesopotâmia, os dragões eram dotados de consciência, algo que não é comum nos mitos ocidentais referentes a eles. Há lendas em que os dragões que cometem crimes ou atos ilícitos e são punidos pelos deuses. A mais famosa delas apresenta Tiamat, que criou um exército de dragões para lutar contra os deuses. Ele perde a batalha e de seu sangue são criados o céu e a terra.”

Fonte: http://knoow.net/religioes/mitolgrcrom/dragao-mitologia/

Seja nos moldes orientais, ocidentais, ou ainda usando uma visão inovadora sobre estas criaturas, os dragões são certamente as criaturas mitológicas mais retratadas em produções fantásticas, e sua imagem é representante consagrada deste gênero narrativo.

Se você está criando uma história de fantasia, quer inserir dragões e gostaria de ter mais referências sobre o assunto, confira os links abaixo:

Referências:

https://www.smithsonianmag.com/science-nature/where-did-dragons-come-from-23969126/

https://www.geek.com/tech/the-origin-of-the-species-dragons-1661702/

https://www.livescience.com/25559-dragons.html

https://www.ancient-origins.net/myths-legends/dragons-exploring-ancient-origins-mythical-beasts-006407

https://en.wikipedia.org/wiki/Dragon#Modern_depictions

http://detonerds.blogspot.com/2018/06/detonerds-explica-trabalhando-com.html

https://aminoapps.com/c/dragoes_omundooculto/page/blog/alguns-dragoes-da-mitologia-grega/6kkk_d4czuWvvP2qQR2Yd3owJD0KK5JjoG

http://knoow.net/religioes/mitolgrcrom/dragao-mitologia/

https://www.suapesquisa.com/mitos/dragoes.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Drag%C3%A3o#Origem_dos_mitos

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page